Certamente, você já precisou ligar na sua operadora de telefonia em busca de soluções para um problema ou até mesmo para cancelar o serviço, entre outras opções. Mas já pensou resolver tudo isso por um site ou aplicativo para celular?

Mas isso já existe! E vou te explicar como essa tecnologia funciona e como ela pode melhorar o fluxo de uma empresa.

Como o nome já diz, chatbot é a junção de chat (bate papo)  mais bot (robô), mas mais que um robô feito para ajudar os usuários em alguns processos, eles são desenvolvidos por meio de um software de comunicação automatizada. Alguns são feitos de forma mais simples e mecanizada, mas outros são mais avançados e possuem inteligência artificial, onde a comunicação é mais direcionada e personalizada.

Os chatbots são uma excelente solução para empresas que querem aumentar sua relação com o público alvo. Além de ter a vantagem de ser uma ferramenta multicanal, que pode estar presente desde um aplicativo do celular até numa intranet, também existem outros benefícios da utilização desta ferramenta:

1. Geração de Leads

Captação de dados para que as ferramentas de vendas sejam mais precisar de acordo com o público.

2. Marketing e Vendas

Focar a área de vendas também por meio dos chatbots por meio do diálogo direto com os consumidores.

3. Pesquisas

Dar uma outra cara nas pesquisas de opinião por meio do diálogo, deixando-as de forma mais leve e amigável.

4. Atendimento ao Cliente

O serviço mais visto. Os chatbots servem para o atendimento do cliente trazendo soluções mais rápidas e eficientes para os clientes.

5. Agendamento e Reservas

Realizar agendamentos e reservas de forma mais automatizada.

7. Ensino e Aprendizado

Também pode servir para o meio acadêmico. Muitas escolas e universidade já usam os chatbots para aulas e conversação sobre assuntos ligados aos cursos.

Os chatbots são uma via de mão dupla, onde tanto a empresa que presta o serviço quanto os usuários ganham em soluções mais rápidas. Uma comunicação mais direta com os usuários, entender mais de perto seus problemas e até mesmo escutar sugestões sempre serão uma arma para o progresso de uma empresa ou serviço. Ou seja, a interação empresa/marca e cliente gera uma maior fidelização, mas sempre de forma eficiente ou utilizando as falhas como forma de aperfeiçoamento dos serviços.