Pela primeira vez na história do prêmio, o Gran Cursos Online é a empresa Top Of Mind da categoria em 2018. Com 100 mil alunos espalhados pelo Brasil e ênfase nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a instituição está no mercado há cinco anos. Para conquistar e reter o público, a instituição oferta conteúdo gratuito, preza pela qualidade do material e organiza aulas de revisão presenciais no dia anterior à prova — um complemento à modalidade de ensino à distância. Além disso, promove um modelo de gestão inovador e conta com o espírito jovem para ir longe no segmento a médio e longo prazo.

A empresa foi criada por dois rapazes para ser 100% online. Hoje, detém os direitos de uso da marca Gran Cursos Online para a modalidade à distância. O negócio começou com uma estrutura pequena e hoje ocupa diversas salas de um prédio no Setor Bancário Sul. Lá, trabalham dezenas de colaboradores nos departamentos de coordenação pedagógica, marketing, revisão, atendimento, recursos humanos, financeiro e diretoria. No mesmo espaço, funciona um dos estúdios de gravação das videoaulas.

Entre os fatores que favorecem a popularidade da marca no Distrito Federal e no País está a oferta de conteúdo gratuito no site e nas redes sociais. Presidente da empresa, Gabriel Granjeiro conta que recebe relatos frequentes de concurseiros aprovados em exames por meio do material gratuito. “É claro que, com o material pago, o aluno tem acesso uma organização muito melhor dos estudos e contato com professores, mas é por meio da oferta a custo zero que geramos o efeito de gratidão e a propaganda boca a boca, além do compartilhamento, do conhecimento dos nossos produtos e, consequentemente, a compra”, considera.

O Gran Cursos Online preza pela qualidade no processo de seleção dos professores e na validação dos conteúdos. “Assistimos às aulas mais de uma vez antes de disponibilizá-las e revisamos os textos. Tudo passa por um controle de qualidade extensivo visando à satisfação do aluno”, salienta Granjeiro. A seleção dos professores é outro diferencial, já que prioriza profissionais com competência chancelada pelo mercado. “Avaliamos a didática e a experiência focada para concurso público. As aulas precisam ser mais dinâmicas e a aprendizagem deve levar em consideração que o prazo é sempre muito curto. O professor responde ao fórum de dúvidas, escreve artigos. Tem um envolvimento grande com o trabalho, muito além de gravar vídeos”, complementa o presidente.

Outro fator de destaque do Gran Cursos Online é a integração mantida com o mundo real. Um dia antes dos concursos, a empresa promove um evento para reunir os alunos e transmitir as últimas dicas para o certame. “Além de motivação e energia positiva, porque é um momento de muita tensão para eles”, conta Granjeiro, que considera a internet um braço direito do êxito conquistado pela empresa. “Ela mudou o jogo e possibilitou que pessoas muito jovens empreendessem negócios digitais, coisa que não seria possível há 30 anos. É o meu caso, que juntei conhecimentos de marketing e administração de empresas com os do meu sócio, especialista em tecnologia”, explica.

Embora o Gran Cursos Online prepare pra concurso público, a marca tem suas raízes na educação com o aporte tecnológico. Ao invés de quadros e carteiras para estudo, transmite conhecimento por meio de estúdios de gravação, tem um ambiente virtual exclusivo e conta com um modelo de gestão inovador. “Temos foco em oferecer em um único lugar tudo de que o aluno precisa, para que ele não compre vários livros e material de estudo e se desloque por vários lugares. Queremos simplificar esse processo e gerar menos custo”, declara Granjeiro.

Para tanto, os cursos da empresa dispõem de videoaulas e aulas em PDF autossuficientes, que se assemelham a um livro com linguagem informal. Têm, ainda, fórum de dúvidas, banco de questões e um sistema que cria cronogramas de estudo. O aluno pode inclusive assistir às videoaulas offline, por meio do aplicativo para celular. “Estamos sempre buscando melhorar esse ecossistema”, frisa.

Em 2018, a marca investiu na ampliação de conteúdo gratuito para se tornar mais conhecida no País, com atuação massiva nas redes sociais — inclusive em transmissões ao vivo. Em 2017, foram lançadas as aulas autossuficientes em formato PDF. De acordo com Granjeiro, o novo produto é um sucesso e agrada aos alunos que preferem estudar por meio da leitura.

“Atendemos jovens que buscam uma boa remuneração por meio do concurso público, que é um jeito democrático de ingressar no mercado de trabalho. Entre os nossos perfis de clientes está também a pessoa que já é empregada na iniciativa privada mas não está tão satisfeita com a remuneração ou quer ter um formato de vida diferente, com mais previsibilidade. Há também as pessoas com mais idade que querem mudar de carreira ou que perderam o emprego na crise”,  descreve.

Com o passar dos anos, tanto o público quanto a capilaridade da marca devem se expandir e, apesar dos desafios ditados pelo mercado, o Gran Cursos Online tem potencial para ir longe. “Queremos ampliar a nossa área de atuação com muita qualidade, estar cada vez mais presentes tanto a nível federal, estadual e municipal no âmbito dos concursos públicos, ingressar em novas áreas de ensino para levar o método que desenvolvemos e vimos que dá certo e ajudar mais pessoas. Todo crescimento traz percalços. A escalada demanda esforço. Não é fácil, mas estamos prontos para isso”, pontua Granjeiro.