Pode parecer uma afirmação estranha de início, e é capaz de você pensar assim:

“Como assim o meu consumidor é dono da minha marca?! Sou eu quem trabalho dia e noite para fazer esse negócio crescer para ele ser do outro?! Aqui quem manda sou eu, oras!”

Ok, ok… direito seu, mas não é bem assim. E por que?

Imagine uma competição de tiro ao alvo. Cada competidor treina por vários meses, planeja a melhor estratégia, observa as condições do vento, calcula a trajetória, procura, se concentra até que enfim, atira no alvo. Alguns acertam em cheio, outros erram por muito, mas notem, toda essa rotina de treinos e preparação só existem por causa do alvo. E quando trazemos para o contexto de publicidade e gestão de marca, o alvo é o nosso consumidor.

Mas calma, antes de você sair fazendo mudanças malucas na sua marca por sugestão de alguns clientes no SAC ou ReclameAqui, esse texto não está fazendo apologia ao “tudo é permitido se assim o cliente quiser”, porque, convenhamos, as vezes nem ele sabe exatamente o que quer. Esse texto é sobre a importância de fazer do seu cliente, parte de sua marca. Fazer com que ele se sinta dono e co-autor dos valores, propósitos e personalidade da sua empresa.

Use a Apple como exemplo. Você provavelmente já conheceu fãs dessa marca. Você provavelmente é um fã dessa marca. E para você, experimentar a Apple é um privilégio, pois você se sente parte de algo maior. Não é só apenas ser dono de um smartphone de última geração, ou de um computador high-tech e cheio de ótimas funções. É fazer parte de um grupo de pessoas refinadas, inteligentes, que estão na vanguarda da tecnologia e porquê não, do mundo?

Você pode concordar ou não com essas afirmações, mas você com certeza conhece alguém que se sente o “ó do borogodó” por empunhar um aparelho Apple. E isso de forma alguma é algo ruim, principalmente para a sua marca. Se o seu consumidor se sente dono e co-autor da sua empresa, ele é um cliente fiel, defensor e “evangelizador” da sua marca. E consequentemente, sua marca ganha força, credibilidade, confiança e… mais clientes!